Fisioterapeuta e a atuação na área cardiorrespiratória
A fisioterapia forense está presente em todas as áreas uma vez que, a perícia, assistência técnica, jurisconsultoria e demais conhecimentos da fisioterapia forense, são transversais às especialidades.
A demanda cardiorrespiratória, não aparece com tanta evidência, pois é mais comum a atuação com perícia do trabalho e traumato.
Entretanto, o atual cenário pós pandemia, por exemplo, favorece o crescimento da atuação nessa área, proveniente das questões cardiorrespiratórias. A demanda de pacientes com sequelas decorrentes do Covid, tem movimentado bastantes pericias para auxílios, afastamentos e até aposentadoria por invalidez.
Além de pacientes do INSS, é possível ter acesso a pacientes segurados, afinal existem muitos seguros que oferecem esse tipo de cobertura, mas cabe ao paciente ter as provas necessárias para gozar da apólice. E essa é uma excelente oportunidade de atuação do fisioterapeuta forense.
Mesmo que você não tenha habilidade para avaliações envolvendo a área cardiorrespiratória, nada impede você de dividir o trabalho com outro colega especialista.
Inclusive esta é uma das formas que eu atuo, já que a minha especialidade é a Fisioterapia do Trabalho.
Arrasta para o lado e salva o post.
Me segue por aqui e ativa as notificações, todos os dias tem conteúdo de valor sobre fisioterapia forense.