Ergonomia Fisioterapia

Fisioterapeuta: Já ouviu falar da tríade maldita?

Existem diversos fatores de riscos ergonômicos ocupacionais que promovem o adoecimento do trabalhador e principalmente doenças músculo esqueléticas.

Em minha experiência, e também com base na literatura, elenquei pelo menos 5 fatores que quando se combinam em 3 ou mais aumentam muito a chance de prejuízos à saúde.

1 – Postura inadequada – Posturas forçadas próximo ao limite articular realizadas de forma estática ou dinâmica.

2 – Imposição de força – Levantamento de carga e tarefas de puxar e empurrar.

3 – Movimentos Repetitivos – contrações musculares repetidas sem tempo de descanso sempre recrutando o mesmo grupo muscular.

4 – Compressão Mecânica de tecidos – isquemia local causada por compressão como segurar uma ferramenta.

5 – Vibração localizada e de corpo inteiro – vibrações causadas por uma ferramenta ou ainda trabalhando em um veículo como empilhadeira.

A combinação desses fatores é extremamente lesiva, mas existe uma combinação que apelidei de “tríade maldita”.

Trata-se da postura inadequada associada à imposição de força e movimentos repetitivos.

Essa tríade é capaz de promover doenças ocupacionais como tendinites, hérnias de disco, epicondilites, síndrome do túnel do carpo dentre outras.

O perito deve sempre estar atento a estes fatores durante a sua diligência.

Me segue @douglasgarciafisio, todos os dias tem conteúdo de valor da Fisioterapia Forense