O lado bom da Assistência Técnica
Eu já falei que ser o perito não tem glamour.
Já a Assistência Técnica é bem mais tranquila.
Não que você vá trabalhar menos, até por que as vezes, apoiar uma tese que tem poucos elementos probatórios dá é muito mais trabalho.
Mas como o juiz tem uma preferência pelo laudo do seu perito, afinal este é o profissional de sua confiança, as partes quase sempre vão desmembrar e estudar minuciosamente o laudo buscando falhas, contradições ou qualquer outro elemento que os beneficie.
Já o parecer do assistente técnico não é “auditado” por ninguém , no máximo a parte do outro lado vai impugnar dizendo que se trata de uma “prova unilateral” que não tem peso e valor no processo.
De fato, na 1ª instância ele pode não ter muito valor. Mas na 2ª instância já não existindo relação de confiança entre o perito e os desembargadores, um bom parecer pode mudar o rumo do processo, principalmente se o advogado faz sustentação oral.
Eu já tive uma sentença reformada parcialmente pelo tribunal onde a justificativa e o apoio veio do meu parecer de assistente técnico.
A assistência técnica é o melhor caminho para quem quer começar na área.
Você ganha experiência e não sofre as pressões que o perito sofre quando entrega o laudo, principalmente com as impugnações e quesitos complementares.
E você? Prefere ser o perito ou o assistente técnico?
Me segue lá no Instagram @douglasgarciafisio todos os dias tem conteúdo de perícia.